sexta-feira, 30 de abril de 2010




CULTURA BRASILEIRA


FESTA JUNINA UMA TRADIÇÃO BRASILEIRA DE ORIGEM EUROPÉIA


A festa Junina teve sua origem em Portugal, Espanha e chegou até nós através dos Jesuitas, graças aos portugueses que trouxeram essa tradição para cá, e logo os índios e os escravos aderiram a elas, e as levaram para as ruas. As festas Juninas tiveram suas origens em São Paulo, em 1808 com a chegada família Real portuguesa, a coisa sofisticou-se tomou maior vulto .
A origem da Festa Junina, histórias, tradições, festejos, comidas típicas,quermesses danças quadrilhas e etc.
Embora seja comemorada nos quantros cantos do Brasil na região do Nordeste as festas ganharam uma grande expressão.
O mês de Junho é o momento de se fazer homenagens as três Santos católicos: Santo Antônio, São João, e São Pedro.
As Festas Juninas começaram a se propagar através dos índios, e dos negros que viviam no Brasil, não tiveram dificuldade em adaptar às festas Juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos as festas foram se defundindo no território do Brasil, em especial tudo começou em São Paulo, por conta da chegada da família Real.
Embora foi no Nordeste que se enraizou, mas em São Paulo, ainda mantêm a tradição das quermesses e danças de quadrilha em torno das fogueiras principalmente no interior.
Em Caruaru-Pernambuco, é conhecida como a cidade do forró tanto que Caruaru, criou uma cidade cenográfica (de mentirinha), chamada de Vila do Forró, que é uma réplica de uma cidade do sertão com casas habitadas pela rainha do milho, pela rezadeira, pela parteira personagens típicas dos lugares.
Porém a maior festa Junina do Nordeste acontece em Campina Grande-Paraíba, no mês de Junho, a cidade recebe cerda de 100 mil pessoas que dançam até o dia amanhecer.
Os Nordestinos tem essa devoção a São João, e São Pedro por viverem em uma região árida do Brasil, e nessa época, eles festejam para agradecer as chuvas caidas nas lavouras, e grande colheitas de milho.
Suas danças são em ritímos de Forró, Xote, o Reizado e o Samba de-côco, e algumas músicas cantigas de autores desconhecidos.
Bibliografa:Wikipédia

sábado, 24 de abril de 2010

Que tal divulgarmos a cultura brasileira?
Nada de Halloween, no dia 31 de Outubro vamos comemorar o dia do Saci!
Podemos utilizar os personagens do sítio do pica-pau-amarélo, para diversificar as fantasias das crianças e professores, para comemorarmos no dia.