sexta-feira, 7 de maio de 2010







O Negrinho do Pastoreio é um mito do sul do Brasil. Ele era um escravo que perdeu alguns cavalos de seu patrão e que acabou sendo violentamente castigado por ele. A surra foi tão grande que ele acabou morrendo. O patrão então jogou o corpo em um formigueiro e Nossa Senhora surgiu e resgatou seu devoto.Quem conhece a história, sabe que o Negrinho do Pastoreio é protetor das pessoas que perdem alguma coisa, e que ele é uma espécie de anjo bom.



FOLCLORE GAÚCHO DANÇA CHULA
http://http//www.youtube.com/watch?v=69QNBCqtB7UA Dança Chula é caracterizada por movimentos e sapeteados forte... Dança em desafio, praticada apenas por homens. Na Chula é utilizado uma Lança em torno de 4 metros estirada no chão longitudinalmente, em relação ao dançarino, o Peão Gaúcho. Faz parte das Tradições e cultura gaúcha.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
COMO SURGIU O FOLCLORE?

No Brasil, após a reforma de 1934 que eliminou k. a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore"
Qual a origem fo Folclore no Brasil?
O folclore brasileiro, é um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios e negros.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951,"constituem fato folclore as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Em 22 de Agosto o Brasil comemora o Dia do F olclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal.
O Estado de São Paulo, foi o primeiro que instituiu Agosto como o mês do folclore.
O folclore brasileiro, apesar de ter raizes imemoriais, só começou a receber a tenção da elite nacional dos meados do século XIX, durante o Romantismo.
Alguns estudiosos brasileiros como Celso de Magalhães e Sílvio Romero passaram a pesquisar as manisfestações folclóricas. O resultado é que atualmenteo folclore brasileiro se encontra em uma posição privilegiada. Além de ser a base alimentadora de boa parte do patrimônio histórico, também faz parte do turismo do país.
Os órgãos estatais responsáveis protege a divulgação do folclore nacional são a Comissão Nacional de Folclore ligada a UNESCO e ao Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, Instituto do Patrmônio Histórico e Artístico Nacional.
Bibliografia: Wikipédia
Frade, Cáscia.Folclore/Cultural Popular:Aspecto de sua História. UNICAMP


Dança e música típica do carnaval de Rua de Recife Pernambuco.
Essencialmente rítimica, de coreografia individual e andamento rápido. Seus dançarinos chamados passistas se vestem com fantasias coloridas e agitam pequenos guardas-chuvas com função somente estética. Alguns pesquisadores dizem que o frevo possui elementos de várias danças como marcha, polca ou maxixe, outros pensam que ela foi inlfuenciada pela capoeira.
O Frevo não é cantado, sua música só é executada por instrumentos de sopro e surdos, que formam a orquestra do frevo conhecida como famfarra. O passo e o frevo são uma espécie de mistério dentro da cultura popular brasileira. Mistério, porque as condições sob as quais surgiram, o frevo e passos, eram as mesmas, por exemplo, das que havia no Rio de Janeiro, na mesma época (da segunda metade do século 19, meio do século 20) conforme afirma o antropólogo Carlos Eugênio Líbano, em sua Anegregada instituição maltas de capoeiras, assim como acontecia no Recife, também tinham as bandas marciais, e as seguiam, exibindo suas habilidades.
Pernambuco tem uma dança que nenhuma outra terra tem, poderia ter acrescentado também uma "música" (frevo).
Nunca se conseguiu que brotasse em outra terra, ao menos com a autenticidade do que se faz no Estado. Detalhes, nuanças que há no frevo que "estrangeiros" não conseguem captar.
Olinda- terra do Frevo, e dos bonecos gigantes.
Bibliografia:Wikipédia
http://inventabrasilnet.t5.com.br/trioel.htm
terça-feira, 4 de maio de 2010

sexta-feira, 30 de abril de 2010
