quarta-feira, 5 de maio de 2010

COMO SURGIU O FOLCLORE?

A Palavra Folclore, surgiu de dois vacábulos Saxônicos antigos "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Folk+lore (Folklore). O termo criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador Inglês que em 22 de Agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore".






No Brasil, após a reforma de 1934 que eliminou k. a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore"




Qual a origem fo Folclore no Brasil?

O folclore brasileiro, é um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios e negros.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951,"constituem fato folclore as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Em 22 de Agosto o Brasil comemora o Dia do F olclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal.
O Estado de São Paulo, foi o primeiro que instituiu Agosto como o mês do folclore.
O folclore brasileiro, apesar de ter raizes imemoriais, só começou a receber a tenção da elite nacional dos meados do século XIX, durante o Romantismo.
Alguns estudiosos brasileiros como Celso de Magalhães e Sílvio Romero passaram a pesquisar as manisfestações folclóricas. O resultado é que atualmenteo folclore brasileiro se encontra em uma posição privilegiada. Além de ser a base alimentadora de boa parte do patrimônio histórico, também faz parte do turismo do país.
Os órgãos estatais responsáveis protege a divulgação do folclore nacional são a Comissão Nacional de Folclore ligada a UNESCO e ao Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, Instituto do Patrmônio Histórico e Artístico Nacional.


Bibliografia: Wikipédia
Frade, Cáscia.Folclore/Cultural Popular:Aspecto de sua História. UNICAMP

28 comentários:

  1. me manda por partes dai é pra minha escola até amanha bj obrigada me add no msn paloma-worm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. exei muito enteresante e aprendi + me add no msn nandinha_sapekiinha1@ hotmail.com ou no orkut fernandav.d@hotmail.com. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa deu para perceber que vc aprendeu porque inteligencia e com 'i' e não com 'e' e interessante tambem é com 'i' e não com'e'

      Excluir
  3. vlw já copiei tudo e imprimir na lanhouse aqui perto mas vlw assim meesmo eu não seria capaz de fazer nada disso sem ajuda desse site vlw mesmo gente me add no msn daniel_soumal2011hotmail@.com

    ResponderExcluir
  4. nandinha_sapekiinha1@ hotmail.com vc tem quantos anos

    ResponderExcluir
  5. gabriellys2009@hotmail.com msn,orkut e face ....

    ResponderExcluir
  6. eu amei me ajudou muito a fazer o meu trabalho me add ai gente no msn karinabrena_htinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. ajudou muito a fazer o meu trabalho adorei

    ResponderExcluir
  8. muito legal mesmo mais nao foi o suficiente pro meu trabalho a te eu sei mais coisas que isso

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. assim ela deve ser uma professora mais vc sabe mais ne

      Excluir
  10. Respostas
    1. é mi ajudou muito parabéns ficou muito legal imbecil

      Excluir
    2. é "me ajudou muito, parabéns, ficou legal"

      Excluir
  11. mt mt mt mt booomm me ajudou muito para um trabalho q ireii fazer ces tao de parabéns <3

    ResponderExcluir
  12. Caso seja para criticar, vamos lá. Por que, os sapientes, não fazem melhor e deixam em seus blogs, isto é, se tiverem alguma coisa. O importante é ter coragem e deixar o pouquinho que sabem aqui. Isto é gratificante.

    ResponderExcluir
  13. Caso seja para criticar, vamos lá. Por que, os sapientes, não fazem melhor e deixam em seus blogs, isto é, se tiverem alguma coisa. O importante é ter coragem e deixar o pouquinho que sabem aqui. Isto é gratificante.

    ResponderExcluir
  14. é uma bosta esse tema de folclore

    22 de agosto de 1846

    ResponderExcluir