terça-feira, 4 de maio de 2010


Bumba meu Boi.
A origem.
A essencia da lenda enlaça a sátira, a comédia,a tragédia eo drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.
Esta essência se originou da lenda Catirina e Pai Frnacisco , origem nordestina que sofreu adaptação a realidade Amazônia. Dessa forma reverencia o boi livre e nativo da floresta amazônica.
A festa do boi bumbá surgiu no nosdeste do país, ,as especificamente no Estado do Maranhão que exportou para o Estado do Amazônas, visitado noemalmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclore de Parintins realizado desde 1913.
Foi um maranhense que levou a cultura para o Estado, fala-se que foi uma promessa típica do Maranhão em pagar por meio de apresentação de bois na porta da pessoa que recebe a graça de São João, Santo Antônio ou São Pedro, a brincadeira ficou prometida em continuar o bumba-meu-boi no Amazônas.
Entretanto, a manifestação folclórica maranhense sofreu influência da cultura amazonense, modificando seus aspéctos originais . Nasci então, o boi bumbá com características amazonense.
A festa do Bumba-meu-boi, uma tradição que se mantém desde o século XVIII, arrasta maranhenses e visitantes por todos os cantos de São Luís, nos meses de junho e julho. Atualmente existem mais de cem grupos de bumba-meu-boi de São Luís subdivididos em diversos sotaques. Cada sotaque tem características proprias que se manifestam nas roupas na escolha dos instrumentos, no tipo de cadênciada música e nas coreografias dança com característica africana a congada mescla elementos religiosos, resistindo ao tempo graças à devoção passada de geração em geração pelo o povo caiçara.
Pesquisa:Wikipédia
Bibliografia: Barros Antônio Evaldo Almeida 2007 O Pantheon Encantado: Culturas e Heranças na formação de Identidade Maranhense.

Um comentário:

  1. GENTE, ESTOU POSTANDO SE NÃO ESTIVER CERTO ME DESCULPEM, POSSO ESTAR ERRANDO MAS ESTOU TENTANDO ACERTAR. PESQUISEI SOBRE BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO, QUE TAMBÉM FAZ PARTE DO NOSSO FOLCLORE. THEOSETE.

    ResponderExcluir