quarta-feira, 5 de maio de 2010


CULTURA BRASILEIRA: FREVOS PERNAMBUCANOS


Dança e música típica do carnaval de Rua de Recife Pernambuco.

Essencialmente rítimica, de coreografia individual e andamento rápido. Seus dançarinos chamados passistas se vestem com fantasias coloridas e agitam pequenos guardas-chuvas com função somente estética. Alguns pesquisadores dizem que o frevo possui elementos de várias danças como marcha, polca ou maxixe, outros pensam que ela foi inlfuenciada pela capoeira.


O Frevo não é cantado, sua música só é executada por instrumentos de sopro e surdos, que formam a orquestra do frevo conhecida como famfarra. O passo e o frevo são uma espécie de mistério dentro da cultura popular brasileira. Mistério, porque as condições sob as quais surgiram, o frevo e passos, eram as mesmas, por exemplo, das que havia no Rio de Janeiro, na mesma época (da segunda metade do século 19, meio do século 20) conforme afirma o antropólogo Carlos Eugênio Líbano, em sua Anegregada instituição maltas de capoeiras, assim como acontecia no Recife, também tinham as bandas marciais, e as seguiam, exibindo suas habilidades.

Pernambuco tem uma dança que nenhuma outra terra tem, poderia ter acrescentado também uma "música" (frevo).

Nunca se conseguiu que brotasse em outra terra, ao menos com a autenticidade do que se faz no Estado. Detalhes, nuanças que há no frevo que "estrangeiros" não conseguem captar.
Olinda- terra do Frevo, e dos bonecos gigantes.


Bibliografia:Wikipédia
http://inventabrasilnet.t5.com.br/trioel.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário