sexta-feira, 7 de maio de 2010

Saci
O
Saci-pererê é um pequeno menino negro de uma perna só que tem uma carapuça (um tipo de chapéu) vermelha na cabeça. Essa carapuça é encantada e dá poderes milagrosos para o ele. Mas quem conseguir pegar a carapuça, será recompensado pelo Saci, que fará de tudo para recuperá-lo. Ele gosta muito de fazer travessuras como assustar o gado, dar nó em rabo de cavalo, aprontar na cozinha (apagar o fogo, trocar o sal pelo açúcar, queimar o feijão, etc.).O Saci também é defensor das matas e assusta pessoas que tentam destruir a natureza.

Curupira
O Curupira é um índio anão com cabelos vermelhos que queimam na forma de fogo. Ele tem os pés virados para trás, orelhas pontudas e dentes verdes. O Curupira tem os pés virados para trás que deixam rastros contrários, para enganar caçadores.E também surge e desaparece de repente, assim como o Saci. O Curupira é um dos mitos mais espantosos e populares das matas brasileiras


Iara
Iara ou Mãe-D’água é uma sereia, que adora cantar. Os homens ficam apaixonados ao ouvir seu canto e, atraídos, são levados para o fundo das águas do rio Amazonas, onde ela mora. Mas eles acabam morrendo afogados. Nas noites de lua cheia, Iara fica em cima das pedras, penteando os seus longos cabelos. Vaidosa, está sempre à espera de um jovem para casar.Os índios dizem que Iara é uma índia de longos cabelos pretos.


Mula - sem - Cabeça
Segundo histórias, a Mula-sem-cabeça seria uma mulher que namorou um padre e por causa disso foi amaldiçoada. Nas noites de quinta para sexta-feira ela vai para uma encruzilhada e se transforma.A tradição oral diz que ela chora como se fosse um humano, lamentando a sua triste sina.





Lobisomem
O Lobisomem é um homem que se transforma em lobisomem (metade lobo metade homem) nas noites de sexta-feira de lua-cheia. Ele é o sétimo filho homem que acaba tendo essa maldição.







Boto
Para os índios, O Uauiara é considerado o deus dos rios e protetor dos peixes. Ele se apresenta sob a forma de um boto.Os botos ficam reunidos às margens dos igarapés em noites de intenso luar para cantarem e dançarem.À noite, o boto sai do rio e se transforma em um bonito rapaz. Gosta de ir às festas para cantar, dançar e conquistar as índias. Seu canto, muito bonito, acaba atraindo as moças que, encantadas, o acompanham à beira do rio.Antes de chegar a madrugada, o rapaz mergulha no rio e se transforma novamente em boto.
Boitatá
O Boitatá é descrito como uma cabeça de touro de um olho só bem no meio da testa em um corpo de serpente. Ele protege as matas das pessoas que as incendeiam soltando fogo pela boca, como um dragão. Seu fogo é azul-amarelado





Negrinho Pastoreiro

O Negrinho do Pastoreio é um mito do sul do Brasil. Ele era um escravo que perdeu alguns cavalos de seu patrão e que acabou sendo violentamente castigado por ele. A surra foi tão grande que ele acabou morrendo. O patrão então jogou o corpo em um formigueiro e Nossa Senhora surgiu e resgatou seu devoto.Quem conhece a história, sabe que o Negrinho do Pastoreio é protetor das pessoas que perdem alguma coisa, e que ele é uma espécie de anjo bom.


Caipora
O Caipora pode ser confundido como o próprio Curupira, mas ele é descrito como um anão coberto de pêlos que percorre a mata montado em um porco selvagem (caititu) com pedaço de pau na mão para bater nos inimigos que destroem a natureza e matam os animais de maneira inescrupulosa. O Caipora é, assim como o Curupira e o Saci, um protetor da natureza e defensor dos animais. Diz a lenda que ele tem o poder de ressuscitar animais mortos.
Cobra Norato
Cobra Norato é filho de uma índia grávida de Boiúna (Cobra-grande) que deu à luz duas crianças gêmeas que na verdade eram cobras. A índia acaba abandonando essas cobras no rio. Uma cobra era má, de nome Maria, e a outra boa, que é o próprio Cobra Norato. Ele acaba matando a sua irmã por causa das malvadezas que ela praticava.Em determinadas noites de luar Cobra Norato abandona a sua forma e torna-se um homem bonito. Mas depois volta a sua forma original. Cobra Norato é um mito da região Norte do Brasil, em especial Pará e Amazonas.
Bicho - Papão
Dizem que o Bicho-papão é um monstro que surge do escuro para assustar crianças que se comportam mal e que não querem dormir. Os Pais geralmente dizem: “O Bicho-papão vai pegar você”, quando colocam suas crianças pra dormir e estas teimam em ficar acordadas. A história diz que bicho-papão é grande, o que causa um medo maior na criança.

Um comentário:

  1. Olha, vocês podem usar os desenhos do meu site, mas por favor, citem a fonte. Isso é muito importante para vocês e para mim, autor!

    Ronaldo
    autor de www.turmadosaci.com.br

    ResponderExcluir